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Para ter uma vida saudável, não é necessário ter muito dinheiro ou fazer algo que seja espetacular. Para ter uma vida saudável, é necessário que você leve a vida de um jeito saudável e leve. As dicas são muito simples, e se resumem em três tópicos:

  • Tenha uma alimentação balanceada: coma frutas, verduras e legumes diariamente. A ingestão recomendada é de sete porções por dia, mas pelo menos invista num café da manhã com muitas frutas e cereais, e no almoço e no jantar coma mais verduras e legumes do que qualquer outra coisa. Deixe as comidas gordurosas e calóricas para o fim de semana com a família, ou para festas. E no dia-a-dia, coma saudavelmente. Não se esqueça de tomar muita água durante todo o dia.
  • Pratique exercícios físicos regularmente: faça exercícios cinco vezes por semana. Se não puder frequentar uma academia, troque o elevador pela escada, caminhe sozinha ou com o(a) companheiro(a), ou vá de bicicleta para o trabalho. Se o problema for não gostar de academia, pratique esportes ou danças. Jogue vôlei, tênis, futebol, basquete, natação ou faça aulas de dança. Mas mexa-se sempre! Exercícios trazem melhorias no corpo e na saúde, mas também trazem bem estar mental.
  • Cultive o bem estar psicológico e mental: fuja do stress e tenha uma vida feliz. Leve a vida com calma, não se prenda a problemas e tensões, e não viva com pressa. Aproveite os detalhes da vida como um pôr do sol, uma lua cheia, a chuva ou um dia de calor. Olhe como a natureza é bonita, e reflita sobre como é bom viver. Não pense apenas no dinheiro, faça boas ações, seja simpático e procure encontrar um grande amor. Pessoas felizes atraem felicidade. Tanto mental quanto física.

 

 

1 - Faça exercício - Pratique exercícios 30 minutos por dia, 3 a 4 vezes por semana. Mas é sempre aconselhável consultar o médico antes de começar qualquer tipo de exercício.

2 - Coma alimentos bem nutritivos - Dê preferência a uma dieta com baixo teor de gordura, cheia de frutas, vegetais e cereais.

3 - Não se sobrecarregue - Faça aquilo que você sabe que vai conseguir fazer; evite se sobrecarregar. Descanse e relaxe sempre que tiver uma chance.

4 - Rir, o melhor remédio - Mantenha-se sempre positivo, com bom senso de humor; nada como uma boa risada para se relaxar.

5 - Mantenha-se ativo - Arranje sempre uma atividade para fazer; andar, praticar algum esporte, ter algum hobby, sempre ajuda a manter a mente saudável.

6 - Seja seu próprio dono - Controle sua vida como você deseja; seja independente. Não deixe que os outros ditem o que você deve fazer ou pensar.

7 - Ajude aos outros - Procure se voluntariar para alguma atividade; ajudar aos outros traz felicidade e bem-estar.

8 - Pare de fumar - Fumar só traz prejuízo à sua saúde, à dos que estão ao seu redor e ao bolso.

9 - Não coma demais - Comer demais acaba provocando mal-estar; evite comer de 2 a 3 horas antes de ir para cama, a comida aumenta a quantidade de ácido em seu estômago e você não vai dormir bem.

10 - Reduza o álcool, chocolate, alimentos gordurosos e menta - Esses alimentos provocam aumento de ácido no estômago, causando má digestão.

11 - Pense antes de beber - Coma algum alimento antes de beber, para evitar que a bebida seja absorvida muito rapidamente. Saiba quando parar também!

12 - Não coma muito rápido - Coma aos poucos, sem pressa, mastigando bem os alimentos.

13 - Não encha o prato até a boca - Pegue um pouco de cada comida e vá saboreando aos poucos.

14 - Não tome muito sol - Sol em excesso estraga sua pele, sem falar que pode provocar desidratação.

15 - Use um protetor solar - Aplique um protetor solar em sua pele sempre que for se expor ao sol. Comece com um fator 15 e reaplique de hora em hora.

13 - Use equipamentos de proteção solar - Chapéus, óculos escuros com proteção contra raios ultravioleta, guarda-sol e roupas adequadas são muito úteis para se proteger do sol.

14 - Evite as horas de "pique" de sol - O horário das 10 da manhã às 3 da tarde é o pior para se tomar sol.

15 - Evite o bronzeado excessivo - Ficar com ’aquele’ bronzeado é muito bonito, mas estraga a pele e provoca envelhecimento precoce, além de poder causar câncer.

16 - Durma bem - Durma pelo menos 8 horas por noite, num lugar tranqüilo. Mantenha sempre a mesma rotina, a mesma hora de ir para a cama e de acordar.

17 - Coma alimentos ricos em antioxidantes - Vitamina C, Beta caroteno e vitamina E contribuem para evitar o envelhecimento, aumentam a resistência física às infecções e evitam a destruição das células que podem levar ao câncer. Evitam também doenças do coração e disfunção cerebral.

18 - Coma menos gordura - Mantenha uma dieta com apenas 20 por cento das calorias derivadas de gordura; você vai reduzir o risco de ter uma doença do coração e alguns cânceres, além de se manter em forma.

19 - Tenha dados importantes com você - Mantenha uma lista com o nome dos médicos da família ou dos hospitais com os quais você tem convênio. Na hora da emergência, qualquer minuto conta.

20 -Tenha o número do telefone de um Centro de Controle de Intoxicações - Crianças estão sempre mexendo onde não devem e podem ingerir algum produto perigoso.

21 - Aprenda como fazer Ressuscitação Cardiorrespiratória - Você pode salvar a vida de alguém! Quanto menos tempo a pessoa ficar sem respirar e sem batimentos cardíacos, mais chance ela tem de se recuperar e ficar sem seqüelas.

22 - Mantenha com você um bilhete com as doenças importantes - Se você tem uma doença especial como epilepsia, diabetes ou doença do coração, ou se você toma algum remédio importante, escreva num papel e ande sempre com ele. Num caso de emergência, pode ser crucial.

23 - Trabalhe com a cabeça - Use sempre equipamento de proteção se o seu trabalho requer. Você pode evitar muitos acidentes de trabalho.

24 - Use cinto de segurança - Essa medida tão simples pode evitar muitas mortes, bem com reduzir o trauma físico durante um acidente.

25 - Use capacete - Quando andar de bicicleta, use capacete. Crianças tem uma alta incidência de quedas quando andam de bicicleta, muitas vezes batendo a cabeça, causando lesão cerebral que pode ser irreversível ou mesmo levar à morte.

26 - Evite lugares com fumantes - Respirar fumaça dos outros fumantes também aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, além de outras doenças respiratórias.

27 - Tenha uma vida sexual saudável e segura - Use preservativos sempre que tiver relações sexuais. Prefira as relações monogâmicas nas quais você tenha certeza de que o parceiro não tenha o vírus da AIDS ou outra doença genital.

28 - Alimentação adequada - consuma maior quantidade de frutas, verduras, alimentos integrais e ao mesmo tempo com menor consumo de derivados de animais como a carne vermelha, embutidos e os enlatados.

29 - Habitue-se a comer devagar - mastigar bastante (mais de 20 vezes) fique tranqüilo e relaxado, evite falar de problemas (negócios, família, emoções), concentre-se nos alimentos, no sabor, na textura, na cor, aproveite a refeição para se nutrir e não apenas para se encher de comida.

30 - Procure se alimentar pelo menos três vezes ao dia - não fique muito tempo sem comer. O café da manhã é muito importante, pois é a primeira refeição do dia, não saia de casa em jejum.

31- Pratique de alguma atividade física - é de fundamental e importância para uma vida saudável, não importa o tipo de atividade, o importante é que movimente o corpo regularmente, dentro de sua capacidade, a caminhada é um dos mais praticados no mundo todo, mas pode ser uma dança, natação, ioga, tai-chi, tênis, musculação. Mas, sempre faça uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tipo de atividade.

32- Habitue-se a beber água regularmente - em torno de 08 (oito) copos ao dia, mas procure tomar pequenas quantidades durante o dia todo e não grande quantidade em poucas vezes.

33-  Evitar andar descalço em pisos frios e úmidos - Evitar exposição constante em mudanças de temperatura, como o Ar Condicionado e o ambiente externo, evitar ficar em frente de porta de Geladeira ou do Freezer quando está trabalhando com calor (cozinha).

34 - Evitar dizer SIM quando a sua Mente quer dizer NÃO -  pois isto ocasiona Transtornos Emocionais e por causa disto podem ocorrer ao longo do tempo diversos sintomas de doenças como, cefaléia, tontura, gastrite, redução e/ou aumento do apetite, alteração da pressão arterial insônia ou mesmo sonolência.

35- Evitar e/ou diminuir - o uso de Açúcar Branco, Farinha Refinada, Sal Refinado.

36- Evite os vícios - Cigarro, Álcool, Gula, Drogas, Automedicação.

37- Evitar a promiscuidade sexual - evite relação sexual sem o uso da camisinha (preservativo).

38 - Procure fazer a manutenção da saúde - não apenas o tratamento da doença (a prevenção é fundamental).

39 - Consulte o seu médico regularmente - faça perguntas sobre suas dúvidas sobre saúde e prevenção e siga as orientações recebidas.

40 - No período Pré-menstrual - (se tiver TPM), evite o uso do sal durante 07 (sete) dias antes da menstruação.

41 - Sempre que possível - faça uma inspiração profunda pelas narinas e expiração pela boca várias vezes ao dia.

42- Deite-se por alguns minutos (03 a 05 minutos) a cada 03 horas - isto preserva a Função Circulatória e ao mesmo tempo proporciona a recuperação da Hidratação do Disco Intervertebral, beneficiando com isto a coluna vertebral, evitando os problemas de dor na coluna, ou mesmo aliviando as dores que já existem.

43 - Evitar se virar bruscamente - pegar objetos no banco traseiro do carro, abaixar, olhar para trás, pois este movimento pode ocasionar problemas na coluna.

44 - Evitar dobrar a coluna com a perna estendida para pegar objetos do chão -  procure flexionar (dobrar) os joelhos para isto.

45- Evite assistir a televisão deitado -  pois isto ocasiona vícios posturais na coluna, com vários sintomas como cefaleia, cervicalgia, tonturas, dores nos ombros e nos braços, etc.

46-Procure viver o dia de Hoje, o Presente - não viva do Passado ou somente no Futuro. A vida se vive a cada momento, a cada instante que passa, portanto aproveite e viva intensamente o Agora.

47 - Evite a Emoção Reprimida, o Rancor, a Raiva, as Mágoas, pois isto ocasiona acúmulo de Energias Negativas que serão eliminadas como sintomas de doenças como Cefaléia, Tonturas, Gastrite, Gula, Diarréia, Cólicas, Insônia, Sonolência, Hipertensão Arterial, Infarto do Coração, Doenças de Pele, etc.

48 - O segredo de ser feliz é descobrir que felicidade eterna não existe, portanto devemos viver os momentos felizes intensamente. Aproveite cada segundo, cada minuto ou hora de felicidade, pois são instantes de prazer, que nunca mais retornarão.

49 - O segredo da felicidade é Escolher a Comédia e largar o Drama em nossa vida diária. Aproveite os momentos de alegria.

 

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